sexta-feira, 21 de agosto de 2009

De volta ao futuro do Design


"Estamos a viver uma época de transformações sem precedentes. Os avanços científicos e tecnológicos precipitam-se. A crise ambiental intensifica-se. Os sistemas sociais e políticos que vigoraram no século XX estão em ruptura. As nossas vidas são radicalmente diferentes de há dez anos atrás e sê-lo-ão também daqui a dez anos.

Algumas destas mudanças são entusiasmantes. Outras são confusas e deveras assustadoras. Como tirar delas o melhor partido?

O design é uma solução possível. É um agente de mudança que nos ajuda a compreender as mudanças no mundo à nossa volta e convertê-las em coisas que podem tornar as nossas vidas mais eficientes e agradáveis. Olhando para a história do design, constatamos que os períodos mais emocionantes coincidiram com transformações profundas – os anos 20 da «era das máquinas» e os anos 60 da «era do espaço» - nas quais os designers interpretaram os avanços da ciência, tecnologia, cultura e economia para benefício da sociedade.
A actual vaga de mudança pode anunciar outra era de ouro para o design, mas um novo tipo de design, mais fluido, cooperativo e inclusivo. Tal proporcionará enormes desafios e oportunidades aos designers e arquitectos. Poderão contribuir para mudar a forma como vemos o mundo e como nos orientamos nele, não só através do seu papel tradicional de criadores de objectos, estruturas e imagens, mas também na aplicação dos princípios criativos da reflexão projectual à reestruturação das organizações, reinventando padrões de comportamento e procurando soluções para os problemas sociais e políticos prementes do nosso tempo."

Texto de Alice Rawsthorn, convidada principal da Open Talk, que vai desafiar o designer de software Ben Fry, a arquitecta Lindy Roy e o curador Joseph Grima a identificar um tema da história do design que tenha sido injustamente negligenciado e a assinalar dois temas que, segundo eles, apontem o futuro do design e da arquitectura.

O quê?
Open Talk
ExperimentaDesign Lisboa, de 09/09/09 a 08/11/09

Quando? 12.09.09 11:00-13:00

Talk host —
Alice Rawsthorn (GB)

Guests —
Ben Fry (US) / Lindy Roy (ZA) / Joseph Grima (US)

http://www.experimentadesign.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário