segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os Gêmeos


Conhecidos como Os Gêmeos (ou osgemeos, outra assinatura da dupla), Otávio e Gustavo Pandolfo são dois artistas brasileiros contemporâneos que estão em evidência no cenário internacional.
Em maio do ano passado executaram a pintura da fachada do museu Tate Modern, em Londres, e agora a dupla paulistana de grafiteiros Os Gêmeos ganhou as ruas de Manhattan pela primeira vez. Desde meados de julho, os artistas levaram suas figuras amareladas a um muro de cinco metros de altura por quinze na esquina da Houston Street com a Bowery.
Apesar de ser a primeira manifestação dos irmãos Gustavo e Otavio Pandolfo nos muros de Nova York, a cidade já conhece bem o trabalho deles. Em 2005, antes mesmo de terem realizado exposições parecidas no Brasil, a Deitch Project Gallery realizou uma mostra individual da dupla, repetindo a experiência em 2008.
O mural do East Village nova-iorquino recebeu atenção especial da mídia americana, ganhando crítica positiva do jornal The New York Times que, além de uma minuciosa e extensa descrição dos detalhes da obra, a definiu como “um sonho de felicidade com um acorde obscuro de melancolia” que traz “a arte do grafite para sua fase rococó”.
Os irmãos levaram cerca de um mês para completar o projecto. Um barco feito de rostos-gavetas, que figura também uma estação de trem, é o foco central do trabalho e representa bem o imaginário fantástico d’Os Gêmeos.

Sem comentários:

Enviar um comentário