quinta-feira, 1 de outubro de 2009

European Design Day 2009


2009 representa o Ano Europeu da Criatividade e Inovação, onde a Comissão Europeia pretende posicionar a Europa como a zona mais competitiva do mundo através da aposta em estratégias nacionais de promoção do design dos Estados membros da UE. Neste âmbito, o BEDA Bureau of European Design Associations, da qual a APD é membro, elegeu o dia 1 de Outubro o ‘Dia Europeu do Design’, respondendo à necessidade de posicionar o Design como agente para uma política de inovação na Europa.

Por seu turno, a APD, reconhecendo existir ainda a necessidade de um grande trabalho de clarificação, promoção e divulgação do papel do Designer no contexto político, económico e social em Portugal, à imagem daquilo que já acontece noutros países Europeus, neste dia une-se aos seus parceiros na divulgação do trabalho desenvolvido pelo BEDA junto da Comissão Europeia (CE).

Nestes últimos anos o BEDA trabalhou no sentido de persuadir a CE para que incluísse o Design na agenda da Inovação. No dia 8 de Outubro de 2007 o BEDA reuniu em Lisboa, com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, encontro promovido pelo Centro Português de Design e que se revelou construtivo e promissor nesse sentido. Ficaram abertas as portas para um outro importante encontro, desta feita em Bruxelas, em 21 de Janeiro de 2008, com o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Günter Verheugen. O diálogo do BEDA com a Comissão Europeia, a partir de então, tem vindo a ser regular e profícuo.

Design uma ferramenta para a inovação

O resultado, até à data, traduziu-se num extenso e original Documento de Trabalho da Direcção das Empresas e Indústria da Comissão Europeia, que foi publicado no início deste Verão, para consulta pública:

http://ec.europa.eu/enterprise/policies/innovation/policy/design-creativity/index_en.htm

O documento identifica claramente o Design como importante ferramenta para a Inovação.

O facto de se disponibilizar para consulta o documento desencadeou um impressionante número de respostas vindas de toda a Europa e mesmo de fora da Europa.

A título de exemplo, o documento da Comissão Europeia relata que “os resultados estão a forçar a admitir o seguinte: as empresas que investem em design tendem a ser mais inovadoras, mais rentáveis e com um mais rápido crescimento que as empresas que não investem em design. A um nível macroeconómico há uma forte e positiva correlação entre o recurso ao design e a competitividade nacional.”

Mais informações:
http://apdesigners.org.pt/?page_id=327

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