sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Máquina Organizadora de Pensamentos

Também conhecida como a Máquina do Tempo a seu Favor -
Usuários:
Pessoas criativas - às vezes um bocadinho atordoadas - que estão com a cabeça a fervilhar de pensamentos e muitas tarefas a cumprir.
Peças:
- Caixa de ovos de codorniz – “sorteador”
- Fio de barbante – “catalisador”
- Tampa de shampoo – “focalizador de pensamentos”


Sete passos para organizar os pensamentos:
1º Reflicta sobre as tarefas que desejas cumprir durante o dia. Os teus pensamentos vêm e vão como as ondas do mar. Enquanto isto, olha através do orifício do “focalizador de pensamentos” (Fig. A). Agora, focaliza em algum ponto ou objecto qualquer.
P.S.: O que realmente importa não é o que estás a ver, mas o que andas a pensar. Repara em como há inúmeros pensamentos, alguns prioritários outros secundários, mas todos estão nalgum sítio de tua mente. Com o auxílio do “Focalizador” conseguirás olhar para um ponto de cada vez.
Fig. (A)

2º Agora que observaste teus pensamentos, escreva todas as acções que resolveste cumprir durante este belo dia (em frases resumidas). Tenha consciência de que somente algumas, de facto, poderão ser realizadas.
P.S.: Se não conseguires fazer isto, não te assustes! Ao repetires esta tarefa todos os dias, chegará o momento em que farás isto com naturalidade. E serás uma pessoa mais organizada e centrada, é claro.
3º Corta e dobra, uma frase por vez (Fig. B). Enquanto isso, tenha cuidado para que não venham mais pensamentos para a tua cabeça! Podes usar uma pequena tigela que tiver disponível como um capacete protector.
Fig. (B)

4º Deita todos os papéis para dentro da caixa (Fig. C), fecha e agita. Não tenhas medo, eles não ficarão mais agitados do que já estão os teus pensamentos.
P.S.: Enquanto agitas terás a visão da colisão dos pensamentos - é o que acontece na tua mente.
Fig. (C)

5º Abra a caixa e retira apenas um dos papéis. Leia atentamente. Esta será a tua 1ª tarefa. Então, fecha a caixa com todos os outros papéis lá dentro.
P.S.: Corta todos os fios que te ligam a outras ideias. É difícil, mas com o tempo conseguimos!
6º Só volta a abrir a caixa quando a primeira tarefa estiver cumprida; e assim já poderás escolher a próxima.
7º Repita o processo até que acabem todas as tarefas que escreveste nos papéis. E não deixes de aproveitar cada momento, pois agora és o senhor do teu próprio tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário