segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Para os designers de embalagens:

"Excesso de embalagem e vários tipos de material por produto são comuns. Além de dificultarem a separação e reciclagem de resíduos, consomem muitas matérias-primas."
"Sobreembalagem e vários tipos de material são falhas comuns na concepção das embalagens, conclui um estudo da DECO PROTESTE ao impacto ambiental de 14 produtos embalados."

A produção de resíduos cresce todos os anos, ao contrário dos objectivos comunitários. Para lhe fazer face, a União Europeia tem diversificado e melhorado o destino dos resíduos em final de vida. “Mas o problema não pode ser resolvido só com o seu tratamento adequado. É preciso apostar na prevenção: o ecodesign é incontornável, mas a Europa ainda tem um longo percurso a percorrer”, denuncia a associação de defesa do consumidor.
Entre 21 e 29 de Novembro, a DECO juntou-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos apoiada pelo Programa Life+ da Comissão Europeia, para sensibilizar o consumidor. Nesta semana, as Brigadas de Carbono visitam 18 escolas de Norte a Sul. Objectivo: alertar os jovens para adoptarem hábitos mais sustentá­veis. A DECO PROTESTE abre ainda a todos os visitantes uma fotogaleria com os resultados da avaliação do impacto ambiental de 14 produtos embalados.

Além dos fabricantes e legisladores, o cidadão tem um papel fulcral na luta contra a sobreembalagem e o desperdício. Descubra o impacto do seu dia-a-dia e melhore a pegada ecológica com o simulador.

A quantidade dos materiais usados, o processo de fabrico, transporte e tipo de tratamento das embalagens quando atingem o fim de vida têm de obedecer a critérios mais exigentes. “A Europa deve apressar-se a diminuir os custos de gestão e tratamento, bem como a ocupação de solo, poluição do ar e ruído”, alerta a DECO.

Leiam na revista do mês de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário