quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carris Arte em Movimento


"A Carris junta-se aos criadores contemporâneos. Os quatro elevadores da cidade - Bica, Santa Justa, Lavra e Glória - recebem, respectivamente, intervenções de Alexandre Farto, Susana Mendes Silva, Vasco Araújo e Susana Anágua. Até 30 de Junho.
Agora ao utilizar os elevadores e ascensores da cidade de Lisboa, os passageiros vão poder ver mais. Se passarem pela Bica vêem a própria calçada íngreme reflectida no ascensor - Alexandre Farto (n.1987, Lisboa) revestiu toda a superfície normalmente amarela de uma película "espelho" ("Espectro" é o título da obra). Ao subir o conhecido Elevador de Santa Justa podemos ler nas janelas o convite à interacção de Susana Mendes Silva (n.1972, Lisboa) - traduzido em muitas línguas para que todos os turistas possam participar também na recolha de imagens e experiências (num blog criado pela autora).

No ascensor da Glória a experiência é exterior. Susana Anágua (n.1976, Torres Vedras) colocou lentes no topo da calçada que reforçam o exercício mecânico da troca de forças entre os dois ascensores. Vasco Araújo (n.1975, Lisboa) criou um local de reflexão - placas verdes de borracha com frases estão colocadas pelos bancos do ascensor do Lavra. Os passageiros podem sentar-se em cima da obra mas também, e principalmente, ler e reflectir acerca do tema da viagem nas diversas citações, escritas pelo próprio artista mas também por autores como Cesare Pavese, Fernando Pessoa ou Samuel Beckett."

S.Po. (PÚBLICO)

Sem comentários:

Enviar um comentário