terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Exposição de ilustração e banda desenhada



"A galeria Artside inaugura este sábado a exposição «O Último Fósforo» que inclui os trabalhos de 175 artistas onde uma história, fotografia ou caricatura ganha vida no interior de uma pequena caixa de fósforos.

Lisboa acolhe no próximo sábado uma exposição de ilustração e banda desenhada que cabe em sete pequenas caixas de fósforos, mas a sua qualidade não se mede pelo tamanho.

A mostra colectiva intitulada «O último fósforo» vai estar patente na galeria Artside, e reúne obras de 175 artistas portugueses e estrangeiros, feitas num formato muito, muito pequeno. Tão pequeno que cabe no interior de uma caixa de fósforos.

A mostra é organizada pelo Centro de Arte Contemporânea da Letónia, tem percorrido várias cidades. Lisboa é a primeira a acolher a mostra em 2010 em colaboração da associação Chili Com Carne.

«A temática é sempre à volta do fósforo, mas há artistas que divagam um bocadinho», explicou Daniel Makosch, da galeria Artside, em Santos, à agência Lusa.

Os ilustradores têm apenas cinco por três centímetros de papel em branco para criar uma história, desenhar um retrato, uma caricatura, uma ilustração em torno da ideia do fogo de um fósforo.

Entre os artistas convidados contam-se Mike Diana, Jeffrey Brown, Roberta Gregory, Daisuke Ichiba e também autores portugueses como Pedro Zamith, João Maia Pinto, Catarina Aguiar, Luís Henriques, André Lemos e Filipe Abranches.

A exposição que estará patente ao público na Artside até ao dia 8 de Fevereiro, é itinerante e seguirá para localidades de outros países. O formato reduzido facilita o transporte e diminui os custos já que as obras são enviadas por correio.

Segundo Daniel Makosch, as ilustrações são acomodadas em sete caixas de fósforos, produzidas ainda no tempo da antiga União Soviética, às quais se acrescenta uma oitava caixa, essa sim com fósforos que servem de suporte às obras de arte.

A cada nova cidade onde estará exposta, a exposição «O último fósforo» vai incluindo as obras dos artistas locais, pelo que as ilustrações dos portugueses passam agora a fazer parte desta mostra colectiva.

Nas galerias que acolherem a exposição vão estar disponíveis à venda obras de alguns dos artistas convidados.

«O Último Fósforo» é a primeira exposição que a galeria/loja Artside acolhe, desde a abertura em Outubro."

Fonte: Lux.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário