terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O que são os tablets?

São basicamente computadores com um grande ecrã sensível ao toque. O conceito não é novo e até já foram lançados dispositivos deste género, inclusivamente por marcas de renome – mas nenhum teve grande sucesso e alguns modelos acabaram por ficar circunscritos a utilizações profissionais específicas.

Com a explosão de smartphones sensíveis ao toque e a criação de mercados online para venda de música, jogos e aplicações de todo o género (é o caso da loja de aplicações da Apple ou de lojas semelhantes de empresas como a Nokia), cimentou-se em 2009 a tecnologia necessária para o lançamento de tablets com sucesso. E há muito que os mais entusiastas esperam por um aparelho deste género.

Embora possa permitir realizar tarefas de trabalho (como editar documentos ou folhas de cálculo) o mais provável é que os tablets que surjam em 2010 estejam voltados para o consumo de conteúdos de entretenimento. O formato, sem teclado físico, faz com que sejam apropriados para servir como “computadores de sofá”.

A Apple tem marcado um evento para 26 de Janeiro e muitos esperam (embora não haja confirmação oficial) que seja o momento em que a empresa vai anunciar um tablet (especula-se que se poderá chamar iSlate).

A empresa que fabricou o iPhone tem vários trunfos para apresentar um tablet de sucesso: o iPhone e o iPod Touch (este iPod é, essencialmente, um iPhone sem a câmara e o telemóvel integrados) já são pequenos computadores de bolso, com ecrãs sensíveis a toques e gestos.

Um tablet poderia, simplesmente, ser uma versão ampliada do iPod Touch, com um ecrã mais perto das dez polegadas (o Touch tem um ecrã de 3,5 polegadas).

Por outro lado, a Apple construiu a mais conhecida loja online de música e de aplicações. Nos EUA, é mesmo possível descarregar filmes e séries televisivas – um modelo perfeito para disponibilizar conteúdos para um “computador de sofá”.

Por fim, a empresa tem um enorme impacto mediático, uma preocupação estética que (já muitas outras empresas o aprenderam) é importante no actual mercado da tecnologia de consumo e uma legião de fãs disposta a comprar quase tudo o que tenha uma maçã gravada.

A confirmarem-se os rumores, a Apple não será, porém, a única a apostar neste sector. Muitas empresas que produzem smartphones poderão seguir o processo de recorrer à tecnologia já desenvolvida para criarem um tablet.

Já na CES, uma start-up indiana chamada Notion Ink vai apresentar um protótipo de um tablet com ecrã de 10,1 polegadas.
Fonte: O Público

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