sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ilustradores no Museu da Eletricidade


Desde o último dia 12 de Fevereiro o Museu da Electricidade apresenta ILUSTRARTE 09 - IV Bienal Internacional de Ilustração para a Infância - uma visita à melhor ilustração contemporânea para a infância, dos quatro cantos do mundo.

Nesta 4ª edição da bienal, 1400 ilustradores de 61 países enviaram as suas ilustrações a concurso. Um júri internacional de grande prestígio, (Wolf Erlbruch (ilustrador e designer, alemão, medalha Andersen 2006), Susanne Janssen, (ilustradora, alemã, vencedora da Ilustrarte 07), Brigitte Morel (editora, francesa), Jorge Silva (director de arte, português) e os Storytailors (estilistas de moda, portugueses), decidiu atribuir o Prémio ILUSTRARTE 09 à ilustradora belga Isabelle Vandenabeele e duas menções especiais aos trabalhos do ilustrador francês Martin Jarrie e da dupla de ilustradores italianos Alessandra Panzeri e Alessandro Lecis.

As imagens vencedoras ilustram um conto baseado no quadro "Prólogo de um amor partido" do pintor belga Edgar Tutgat (Medaillon, 2007). São imagens poderosas de uma grande força plástica, realizadas em xilogravura bem ao estilo que Isabelle Vandenabeele já nos habituou.

A lista dos ilustradores seleccionados inclui ainda os portugueses Daniel Lima, Teresa Lima, André Letria, Ana Sofia Gonçalves, João Vaz de Carvalho e Gémeo Luís. Importa salientar que o grande número de participantes, a diversidade de linguagens estéticas e a elevada qualidade dos trabalhos a concurso tornaram extremamente difícil o processo de selecção.

Para além das 150 ilustrações seleccionadas, a exposição inclui ainda dois outros núcleos: Uma exposição retrospectiva da obra do ilustrador alemão Wolf Erlbruch e um olhar sobre a obra da escritora Luísa Ducla Soares no momento da publicação do seu centésimo livro.

Ilustrando o post, ilustração de Martin Jarrie, vencedor do 2º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário