quarta-feira, 24 de março de 2010

"A Paixão da alma" | Dias da música em Belém

"Em 1649, ano em que parte para Estocolmo a convite da rainha Cristina da Suécia, René Descartes (1596-1650) publica o Tratado das Paixões, correntemente conhecido como As Paixões da Alma. Descartes aprofunda aí a sua especulação sobre o pensamento humano, desmistificando a crença de que os sentimentos se localizavam no coração e insistindo em que é o cérebro que comanda todas as manifestações exteriores das paixões da alma, e contribui para uma longa tradição de tentativas de sistematização das paixões.
Dos artigos 53 a 67 enumera todas as paixões, mas no artigo 69 sustenta que há apenas seis “que são simples e primitivas”. Todas as outras derivam destas. Ei-las: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria e a tristeza.

Este conjunto de paixões revelou-se o ponto de partida perfeito para os Dias da Música 2010. Na escolha das obras e compositores a ser apresentados nesta edição do festival, procurámos abranger os mais variados géneros e épocas, fazendo apelo à comunidade musical para que reflectisse connosco uma programação transversal aos séculos, abrangente e, esperamos, surpreendente na evocação das paixões que cada obra inspira. No fundo, queremos proporcionar-lhe três dias em que possa divertir-se, desfrutando de obras já bem conhecidas e de outras por descobrir, tudo sob uma perspectiva diferente: a das paixões da alma.
Assim, como já é tradição, o Centro Cultural de Belém vai acolher centenas de músicos de proveniências, gerações e afinidades diferentes nas sete salas de concerto que funcionam em simultâneo. Vai acolher miúdos, graúdos e famílias inteiras que vão “pôr as mãos na massa” na Fábrica das Artes. Vai revelar os talentos de amanhã com o projecto Escolas em Palco, uma parceria com o Ministério da Educação, e com os concertos de entrada gratuita do espaço Música Livre.
Vai apresentar conferências, conversas e filmes (na Cinemateca Portuguesa) para todos aqueles que querem saber ainda mais. E, claro, vai ter pianos espalhados pelo centro, para
que todos possam experimentar e dar voz às suas próprias paixões da alma."

Dias 23, 24 e 25 de Abril
Mais info. no site do Centro Cultural de Belém

Sem comentários:

Enviar um comentário