sexta-feira, 13 de novembro de 2009

VI Congresso - O Melhor do Design Jornalístico Espanha & Portugal

Entre os cerca de 2300 trabalhos enviados este ano por 62 meios portugueses e espanhóis, o "Expresso" e o "i" foram os vencedores portugueses enquanto o "Heraldo de Soria", a revista do "El Mundo", o "as.com" e o "lainformacion.com" foram os espanhóis eleitos.

A entrega dos prémios - o júri concedeu 203 medalhas, 31 de ouro, 72 de prata e 100 menções de honra - será feita na sessão de encerramento da sexta edição dos prémios ÑH para o melhor design jornalístico em Portugal e Espanha da Society of Design, que decorre entre quarta e sexta-feira em Lisboa.

O congresso inclui vários painéis de discussão, entre os quais se contam a “loucura” de lançar um novo diário em papel, a procura do ADN dos jornais, as possibilidades ilustrativas no papel e na Internet ou o jornalismo de memória e o jornalismo humano.

Os prémios ÑH foram criados para estimular a qualidade do jornalismo visual em Espanha e Portugal e para incentivar uma aproximação do design, fotografia, infografia e ilustração nas publicações e para reconhecer as boas práticas nos meios.

O programa do congresso foi organizado em 4 secções temáticas passando pelo ponto de vista editorial, pela visão empresarial de projectos de sucesso e pela perspectiva dos designers e fotógrafos.

Além de profissionais portugueses como os directores do "i", Martim Avillez Figueiredo e André Macedo, os directores de Arte das revistas "Única" ("Expresso") e Nós ("i"), Marco Grieco e Paulo Barata, e os responsáveis da DSType, Dino Santos, e da FTF, Mário Feliciano, o encontro contará também com participantes internacionais. Entre estes destacam-se Kris Viesselman, presidente da Society for News Design, Fernando Gutiérrez, autor do design de Tentaciones, Colors o Matador, Luke Hayman, director do Pentagram (Nova York), Manuel Lima, eleito pela Creativity como “uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009 e fundador de Visual Complexity, Peter Bilak, tipógrafo criador da Fedra, e Javier Bauluz, Prémio Pulitzer de Jornalismo.

----------------------------------

Hoje é o último dia. O Congresso decorreu entre os dias 11 e 13 deste mês, no Taguspark.
Para mais informações consulte: http://www.snd-e.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário