terça-feira, 29 de dezembro de 2009

"A luz revela-se às escuras"


"Miguel Matos entregou-se à contemplação do cosmos na exposição de Raquel Feliciano na Galeria Alecrim 50.

Arredondadas sombras negras revelam pontos de luz, como estrelas. Ao lado, fotografias escuras da superfície do mar remetem para a mesma ideia. É a junção de elementos opostos, o princípio que levou Raquel Feliciano a apresentar estes trabalhos. A artista desenha, de forma quase invisível, com uma solução de sais de prata sobre papel, que depois expõe à luz, luz essa que lhe revela a imagem final.

O desenho às cegas serve como metáfora para a criação, mito da génese cósmica evocada nas imagens de escuridão, salpicadas de pontos brancos. Possíveis constelações? Por estas imagens passa também o processo de fotograma. Raquel interpõe, entre a luz e o papel, uma película manchada a tinta-da-china que lhe marca os tais pontos brancos.

(...)

A exposição de Raquel Feliciano está patente na Galeria Alecrim 50 (Rua do Alecrim, 48/59) até 16 de Janeiro. Aberta de segunda a sexta das 11.00 às 19.00. Sábado das 11.00 às 13.30 e das 16.00 às 19.00. A entrada é gratuita."

Fonte: Revista Time Out


"Nesta exposição de Raquel Feliciano comissariada por Paulo Pires do Vale, apresentam-se duas séries fotográficas distintas, entre as quais se estabelecem relações férteis: Noite de Prata (2008) e A poeira e o véu (2009). Da água primordial aos ensaios de um cosmos redondo, da poeira estelar encontrada no partir do sol à invenção da luz e da escuridão, estas imagens fazem-nos participar do imemorial: de uma origem que, mais do que princípio absoluto, é um cíclico recomeço, recriação permanente. Para a artista, a fotografia é menos forma de fixar o aparente ou que já desapareceu, quanto um modo de revelar o que está sempre a acontecer: os eternos confrontos/conjunções entre luz e escuridão, uno e múltiplo, água e fogo. Nestes fotogramas e fotografias, a claridade do começo (re) vela a obscuridade da origem."

Fonte: Bestartis - Portal das Artes

Sem comentários:

Enviar um comentário