terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Gandhi, a Índia e o mundo por Tara Gandhi


'Não-violência significa muito mais do que ausência de violência. É também acção e introspecção.'
Tara Gandhi

No dia 19, às 18h30min, a Fundação Gulbenkian inaugura um novo programa de conferências dedicado a grandes temas mundiais, com figuras de renome internacional. A primeira convidada é Tara Gandhi, neta do fundador da Índia moderna e independente, pacifista e defensor do satyagraha – o “caminho da verdade” que preconiza o protesto e a luta através da não-agressão e da não-violência. O papel de Tara Gandhi tem sido também o de contribuir para a defesa e preservação dos ideais do seu avô, enquanto vicepresidente do Gandhi Smriti e Darshan Samiti, a instituição governamental que promove o estudo e a investigação relacionados com os princípios defendidos pelo Mahatma Gandhi.

A conferência tem por título Gandhi, a Índia e o Mundo e a oradora falará também de um novo caminho, urgente para a humanidade, que tenha em conta os princípios da paz e da não-violência. Relacionando a crise do ambiente com a violência, Tara Gandhi afirma que a violência da mente humana está directamente relacionada com a poluição atmosférica, num enquadramento de medo que não favorece o desenvolvimento. Aos 75 anos, Tara Gandhi é uma das mulheres que mais tem lutado pela manutenção da tradicional indústria do khadi, o algodão usado pelo avô, e que tem sido um contraponto à globalização e à destruição das tradições indianas. A fiação do khadi é uma das tarefas femininas mais praticada nas aldeias indianas.

Este novo ciclo de conferências continuará com Jacques Delors, antigo presidente da Comissão Europeia, em data a anunciar.

2 comentários:

  1. Check out good stuffs and learn more on arts particularly illustrations.

    ResponderEliminar
  2. It's always been like that. Viewer won't see the bad happenings on behind the scenes. What they see is the finish product. Mostly, we aim good or high quality products. Good job! You might want to check out some good stuffs on our fashion illustration at www.showboatentertainment.com

    ResponderEliminar